abril 16, 2013

Detonado 3. Skyview Temple

5 comentários

3. Skyview Temple

O terceiro capitulo do nosso Detonado Skyward Sword vai mostrar o primeiro grande desafio da aventura, onde Link precisa encarar o Skyview Temple. Nesse capitulo você vai ganhar o primeiro item do jogo, o Bettle, e enfrentar o seu primeiro chefe, Ghirahim.

3.1 Começando o Dungeon

Assim que você entrar no dungeon, atravesse o corredor e mate os Keeses no caminho. Continue em frente e verá uma teia de aranha bloqueando o seu caminho. Use a espada para cortá-la, e depois prossiga o seu caminho. Se você sem querer encostar em uma teia, Link ficará preso e você precisa balançar o Wii Mote e o Nunchuck para se libertar.

Tem mais alguns Keeses pelo caminho. Passe por outra teia de aranha e chegue até as videiras. Corte os troncos e atire com o seu Estilingue no Deku Baba no alto, para deixá-lo incapacitado de te atacar enquanto você escala as videiras. Suba-as rapidamente e o  mate.

image

Atrás do Deku Baba tem um cristal, similar aquela na entrada do templo. Ative-o com sua espada para uma porta anteriormente trancada ser aberta. Desça e entre por ela.

Suba as escadas e chegue na plataforma mais alta. Você vai ver um grande olho acima da porta. Ele é o interruptor para abri-la. Enquanto você estiver nessa plataforma, o olho vai se abrir e observar sua espada atentamente. Se você tentar acerta-lo com o Estilingue, ele se fechará. Então, mova sua espada em círculos. Se esse processo for feito corretamente, o olho vai acabar virando vermelho e explodir. Quando isso ocorrer, a porta será destrancada.

image

Passe pela porta e você vai chegar a um corredor cheio de Myus (as bolinhas de espinho) e dois Deku Babas pendurados no teto. Siga em frente com cuidado e mate os Deku Babas normalmente. Você pode usar Spin Attacks para se livrar dos Myus.

O corredor leva a uma grande sala cheia de portas e videiras. Salve na Bird Statue próxima, e depois siga em frente para encontrar uma nova variação de inimigo: o Green Bokoblin. Apesar de parecerem mais fortes, esses Bokoblins apenas tem um estilo visual diferente. Eles morrem com a mesma quantidade de ataques, usam as mesmas estratégias, etc. São basicamente iguais aos Bokoblins que você já viu antes, por isso não hesite em enfretá-los.

As portas da direita e esquerda estão bloqueadas, e a porta no final da sala esta trancada com um cadeado, o que significa que você precisa de uma chave para abri-la. Porém, tem um interruptor (um cristal) bem acima da porta direita. Atire com seu Estilingue para ativá-lo e abrir a porta.

image

Antes de entrar nela, vá em direção a porta que você acabou de entrar para ver que nas videiras em volta dela tem uma pequena aranha: um inimigo bem comum nesse jogo. São as Walltulas, monstrinhas que te atacam quando você esta escalando videiras. Elas não te machucam muito, mas escapar delas enquanto escalando videiras pode ser um grande gasto de estamina, o que pode te fazer cair. Simplesmente atire nelas com o Estilingue para matá-las.

Suba as videiras para achar uma pequena passagem secreta bloqueada por vários obstáculos de madeira. Corte todos eles com a sua espada. Isso abre um atalho rápido para a primeira sala do dungeon.

3.2 Skulltullas e mapa da Dungeon

Depois de abrir o atalho, entre na porta da direita (Leste) que você acabou de abrir. Corte a teia de aranha no seu caminho e siga em frente. Antes de sair correndo para ver a placa de pedra, aperte 'C' e olhe para cima... Esse é um dos inimigos mais temidos da série, a Skulltula.

As Skulltulas apenas têm um ponto fraco: o ponto roxo na parte inferior. Nesse caso, ataque com a espada horizontalmente para girá-la. Enquanto ela estiver girando, ataque no ponto fraco (movendo o Wii Mote para frente) e o acerte duas vezes para derrotá-la. Se você tentar atacá-la na sua parte frontal, ela simplesmente vai balançar e voltar até você, tirando um coração inteiro. As Skulltulas são inimigos bem fortes, principalmente nesse ponto do jogo.

A placa de pedra fala que tem dois cristais, um mais alto e outro mais baixo. Você precisa ativar o cristal mais baixo para entrar na sala da esquerda (Oeste). Pule de onde a placa de pedra esta e procure um pequeno túnel na parede da direita (Leste). Se você estiver com dificuldades, olhe no mapa para ver uma indicação que tem uma passagem para uma pequena sala. Entre no túnel e você vai sair em uma sala bem pequena. Atire com seu Estilingue no cristal em cima da estatua a sua frente.

Isso irá encher a sala anterior (e a sala principal) de agua, e agora você pode nadar. Escale umas videiras a sua esquerda para voltar a sala anterior. Saia dela e volte para a sala principal.

image

Pule na agua e nade embaixo da passagem de pedra que te leva a sala da esquerda. Logo você vai encontrar um cristal escondido. Ative ele depois suba umas videiras para voltar para à passagem de pedra. Entre na porta agora aberta.

Derrote o Bokoblin e examine a sala. Ao invés de tentar atacar a primeira Skulltula, ande um pouco para a direita e atire com seu Estilingue em dois cipós presos ao teto. Pule e se balance para chegar ao outro lado.

Quando feito isso, chegue por trás da Skulltula e mate ela. Ande para o centro da ponte e vire para a sua esquerda (Leste). Ative o cristal escondido na parede com o estilingue. Essa sala e a sala principal vão encher ainda mais de agua. Mate o Quadro Baba no final da sala e leia a placa de pedra perto das escadas. Estranho... bem, ela não vai servir para nada agora, então esqueça isso e saia da sala.

image

Abra o baú a sua esquerda para ganhar o Mapa do Dungeon, que além de te mostrar todas as salas do Dungeon, também indica onde estão os baús de tesouro. O mapa também adiciona o misterioso X marcado na placa de pedra. Isso vai ser útil em breve.

Pule da plataforma e procure um grande tronco que esta no lado direito da sala. Pule sobre dele e mate a Walltula nas videiras, e depois suba-as. Suba a escada e entre pela porta.

Desça da plataforma e mate a Skulltula. Fique em uma posição em que os dois olhos que vigiam a porta fiquem te observando simultaneamente. Gire a espada em círculos para mata-los. Abra o baú para pegar uma Chave Pequena. Volte à sala principal pela mesma porta que você acabou de entrar.

image

Agora vá passe pela porta trancada para entrar em uma sala grande cheia de inimigos. Ande um pouco em frente e use seu estilingue para ativar um cristal em cima da porta em sua frente. Se prepare para uma batalha desafiadora.

3.3 Mini chefe: Stalfos

image

Assim que você estiver pronto, entre pela porta. Aqui você terá que batalhar Stalfos, o mini-chefe desse dungeon. Sempre que ele for te atacar, irá fazer um X com suas espadas, se protegendo ao mesmo tempo. Quando isso acontecer, desvie do ataque ou dê um Shield Bash, mas é necessário precisão para isso. Se você conseguir dar um Shield Bash, seus braços caíram instantaneamente. Aproveite o movimento para ataca-lo sem parar. Durante a luta, ele vai sempre estar protegendo dois lados. Porém, ao mesmo tempo ele também estará expondo dois lados para você atacar. Por exemplo, as vezes ele pode segurar as duas espadas horizontalmente, bloqueando ataques verticais. Então você deve atacar horizontalmente, e assim vai. Se você estiver com pouca vida, tem vários corações em volta da sala para te ajudar.

Assim que acabar com ele, abra o tesouro azul para ganhar o primeiro item principal do jogo: o Bettle! Esse pequeno robô te permite explorar áreas, resolver enigmas, e coletar itens a distancia. Você o controla manualmente usando o Wii Motion Plus, que pode ser uma tarefa difícil inicialmente.

Lance o Bettle ao sul da sala e saia por um buraco. Ignore a Skulltula, vire a direita e reative o mesmo cristal que você teve que ativar para entrar nessa sala. Saia da sala.

image

Agora que você tem o Bettle, use-o para derrubar algumas caixas que estão penduradas por teias no teto, pois elas contem varias Rupees. Dê uma volta na sala e vá até o extremo sul dela. Se vire para o centro e lance seu Bettle. Voe bastante para cima e ative um cristal escondido dentro da grande estrutura. Ele irá abrir um pequeno buraco que esta na sua frente, e contém um Pedaço de Coração.  Pedaço de coração #2!

Agora vá até o Oeste da sala e verá uma porta bloqueada, onde esta marcado o X em seu mapa. Pouco acima dela tem dois túneis. Lance o seu Bettle dentro de um e voe até o meio para ativar um cristal. Tem alguns Deku Babas para te atrapalhar no caminho, mas você pode cortar os seus cipós caso precise. O cristal vai abrir a porta. Siga em frente para a próxima sala.

Corra até o final do corredor e entre pela porta. Então, a porta vai ser trancada e você terá que matar uma Skulltula que cairá do teto. Ataque ela verticalmente, de baixo para cima, expondo seu ponto fraco para você dar um Fatal Blow. Na sua frente tem três olhos protegendo o baú, porém você não consegue chamar atenção dos três simultaneamente. Se vire para trás e suba as videiras. Corte a teia que esta segurando um grande bloco de metal, e depois empurre-o para baixo. Agora coloque-o em um lugar em que, quando você estiver em cima dele, todos os olhos te observarão. Feito isso, confunda todos os olhos e pegue a Chave Pequena dentro do baú.

image

Volte pela mesma porta que você entrou. Lance o seu Bettle até o cristal no final da sala. Isso fará com que a sala se encha de agua. Nade até a escada próxima e você vai encontrar uma Skulltula em sua teia. Se você quiser, corte suas teias e a finalize, mas você também pode apenas cortas o canto da teia e passar por ela sem nenhuma confusão. Suba as escadas e corte as plantas para passar por um pequeno buraco no chão. Saia pela porta para voltar a sala grande.

3.4. Staldra

Ande para o Leste da sala. Lá você achará cinco Deku Babas pendurados no teto. Corte os três Deku Babas do meio, e então atravesse a corda para chegar até a porta. Se você por acaso cair da corda, terá que enfrentar alguns Quadro Babas para subir de volta, o que pode significar morte certa. Então, tenha bastante cuidado quando for atravessar a corda, e corte todos os Deku Babas de preferência.

image

Assim que você entrar na nova sala, e será trancada e você não poderá sair até matar um novo inimigo - um Staldra. Esses monstro de três cabeças tem a habilidade de fazer com que as suas cabeças cortadas cresçam de volta. O único jeito de matar ele é cortar todas as três cabeças simultaneamente. Sempre que seus olhos ficarem vermelhos, e sinal de que ele vai dar um bote. Espere até que as cabeças estejam alinhadas diagonalmente ou horizontalmente para atacar. Você também pode tentar acabar com uma cabeça de cada vez, mas é preciso ser bastante rápido para não deixar nenhuma crescer de volta. Porém, um dos jeitos mais fáceis de acabar com ele é atacar uma cabeça e, depois que ela crescer de volta, atacar horizontalmente.

3.5 Chave do Chefe

Saia pela porta que acabou de ser aberta, e siga reto pelo corredor. Acabe com o Bokoblin no caminho e use o Bettle para cortar a teia da Skulltula, matando-a. Corre e pule o outro lado. Ative o cristal na sua direita para abrir a porta anteriormente fechada. Antes de atravessar a corda, use o estilingue para chamar a atenção do Bokoblin próximo. Assim que ele começar a atravessar a corda, use seu estilingue novamente para derruba-lo.

Vá para a esquerda e abra o pequeno baú para ganhar uma Rupee Vermelha. Agora vá para a direita da porta final e suba as videiras. Corte a corda que esta presa ao chão, ande um pouco para trás, corra e pule para se agarrar na corda. Se vire um pouco e pule para o tronco próximo.

image

Agora use o estilingue para fazer os cipós presos ao teto se abrirem e se tornarem uma corda. Antes de pular para o primeiro, faça os dois cipós caírem. Chegue a plataforma e abra o baú para ganhar a Chave Final. Suba as videiras e salve o seu jogo antes de abrir a porta. Se prepare para uma grande batalha e pegue corações se necessário. Você vai ter que usar a chave (que na verdade é uma escultura) para resolver um pequeno enigma e abrir a porta.

3.6 Chefe Ghirahim

image

Quando você entrar, terá um longo cinemático te introduzindo o Chefe do Dungeon - o Demon Lord Ghirahim. Assim que a batalha começar, ele simplesmente ficará com seus dedos levantados, esperando pegar sua espada. Você precisa atacar na direção em que ele não esta protegendo. Por exemplo, se você colocar sua espada na direita, ele fará o mesmo. Então você deve atacar da esquerda para a direita. Se Ghirahim conseguir pegar sua espada, balance o Wii Mote rapidamente (tente dar uma estocada para trás com o wiimote) para tirar sua espada dali. Continue fazendo a mesma coisa até ele mudar sua estratégia.

Eventualmente, Ghirahim vai pegar sua espada e começar a lançar vários projéteis vermelhos em você. Eles sempre estarão em uma reta, então use sua espada para atacar nessa mesma direção. Você também pode simplesmente desviar deles ou dar um Shield Bash. Ghirahim também vai começar a atacar mais ofensivamente. Ele irá se abaixar, esperar um pouco, e correr diretamente até você, te atacando com sua espada. Esse ataque é muito perigoso, e você tem que dar um Shield Bash no exato momento em que Ghirahim for te atacar. Ele ficará atordoado e você terá a chance de atacá-lo.

Ghirahim também pode se tele-transportar para trás de você. Quando isso acontecer, ele estará segurando a espada em alguma posição. Ataque o lado exposto para causar bastante dano. Essas são as melhores e mais fáceis táticas de serem executadas em Ghirahim. Se você estiver com problemas tem, como sempre, vários potes com corações em volta da sala.

Após Ghirahim ser derrotado, pegue o Heart Contêiner no meio da sala. Agora entre pela porta para conhecer o Skyview Spring. Antes de ir para a estátua, pule na agua e atrás da estrutura para achar o Goddess Cube #3. Após você ter usado um Skyward Strike nele, vá para a estátua. Link irá receber a Ruby Tablet, e instruções para ir até o Earth Temple (Templo da Terra). Depois dos cinemáticos, você estará de volta na entrada do Dungeon. Salve na bird estatue e volte para Skyloft. Você acabou o Skyview Temple!

image

E isso conclui o Capítulo 3 – Encarando o Skyview Temple.

Se quise pegar itens, vá para Capítulo 4, onde pegaremos aqueles itens que deixamos pra depois e faremos algumas sidequests!

Caso queira ir direto para o Eldin Volcano, vá para o capítulo 5!

Capítulo 4 – Itens de Sidequests

Capítulo 5 – Ardendo em Eldin Volcano

Neste capítulo, você adquiriu:

Beetle
Pedaço de Coração #2
Ruby Tablet

Escrito por Link. Editado e revisado por Midna.
Imagens retiradas do Zelda Dungeon.

5 Comentários

  1. matheus says:

    Show

    Terminei! Templo bom chefe covarde, ahah

  2. Mafe says:

    Não é o primeiro pedaço de coração do jogo '-' tem 3 antes desse .. Um perto dos Kikwis, outro numa ilha flutuante no céu, e o outro na loja de abóboras; que fica no céu também.

  3. Midna says:

    Mafe, essa parte do detonado não fui eu que escrevi.

    Estou escrevendo a partir de Eldin Volcano.

    Mas vou checar isso.

  4. Midna says:

    Na verdade, neste guia, o pedaço de coração é o SEGUNDO.

    Pegamos o 3 e 4 só depois.

    Já consertei.