julho 18, 2012

Majora's Mask vs A Link to the Past

9 comentários


Nós já sabemos que o desenvolvimento de um novo Zelda é certo. O que ainda não sabemos é para qual console o próximo jogo será feito, quando o jogo será feito, etc. O título ainda nem sequer foi anunciado oficialmente. Porém, há algum tempo, Miyamoto revelou em uma entrevista que está em dúvida se o próximo Zelda será um Remake de Majora's Mask, um Remake de A Link to the Past, ou uma Sequência de A Link to the Past. Esse assunto vem sido constantemente debatido por fãs em vários forums na internet.

Várias enquetes foram então realizadas em grandes sites de jogos, como IGN, e o Remake de Majora's Mask foi a opção com mais votos. Aqui no ZWB, a enquete da semana passada foi exatamente sobre esse assunto, e teve como pergunta “O que você quer ver em breve?”, e as três opções citadas por Miyamoto como resposta. O vencedor, como eu já esperava, foi um Remake de Majora's Mask, com mais da metade dos votos.

Ano passado foi criada a Operation Moonfall, que é um abaixo-assinado online para reviver Majora’s Mask no 3DS. O projeto, feito por fãs, fez bastante sucesso e já tem 4700 assinaturas hoje. Os desenvolvedores da série inclusive estão cientes da organização. A campanha definitivamente influenciou muitos fãs da série, que acabaram esquecendo que A Link to the Past também é um excelente título.

O artigo de hoje será um debate entre Majora's Mask e A Link to the Past. Eu não discutirei qual jogo é melhor, mas sim qual jogo deve ser o próximo, considerando toda a situação. Eu vou mostrar qual Zelda eu quero, os meus motivos para isso, e alguns argumentos contra as outras opções. Continue lendo para saber as minhas ideias sobre esse assunto tão polêmico entre os fãs de Zelda.



Eu quero que o próximo Zelda seja um Remake de Majora's Mask. Como grande parte dos fãs, eu sempre tive uma tendência ao Remake de Majora's Mask desde a entrevista com Miyamoto. Eu também gosto muito das outras opções, mas tenho certa preferência a Majora's Mask. Nesse artigo, eu vou apresentar os meus argumentos a favor de Majora's Mask e alguns contra-argumentos a A Link to the Past.

Lembrando que Miyamoto disse que é "algo relacionado" a A Link to the Past, o que pode significar várias coisas. Diferente do que a maioria pensa, não é necessariamente um Remake. Pode ser uma sequencia, um jogo relacionado, baseado, etc. Se esse for o caso, o jogo será um novo Zelda, e não apenas um Remake. Porém, um novo Zelda baseado ou relacionado a A Link to the Past pode ser logicamente chamado de uma sequencia indireta. Por exemplo, Wind Waker não é uma sequencia direta a Ocarina of Time, mas seus eventos são totalmente conectados com a estória de Ocarina of Time. Então, são duas opções relacionadas a A Link to the Past: um Remake de A Link to the Past, ou um novo jogo relacionado a A Link to the Past.


Remake de Majora's Mask



Grande Demanda de Fãs - Inicialmente, muitos fãs já estão pedindo para a Nintendo o Remake de Majora's Mask desde o ano passado, com o inicio da Operation Moonfall. É claro que esse é um dos menores motivos para um jogo ser feito, já que o que realmente importa é a decisão dos produtores. Muitos fãs são contra a Operation Moonfall dizendo que a Nintendo deve se concentrar em fazer novos jogos ao invés de Remakes. Porém, eles se esqueceram que a Grezzo, mesma produtora de Ocarina of Time 3D, poderia fazer o Remake de Majora's Mask enquanto a Nintendo se concentra em um novo Zelda.

Conteúdo Extra - Majora's Mask é um ótimo jogo, porém, devido ao seu tempo de produção, tem poucos dungeons. Mesmo assim, o jogo continuou grande devido ao extenso número de sidequests disponíveis. A Nintendo pode usar adicionar novos dungeons no Remake e estender o tempo de jogo ainda mais.  Conteúdo extra e opcional definitivamente pode preencher o buraco de Majora's Mask e completar a obra de arte original.

Gráficos Melhorados - Todos já sabem que os gráficos do Majora's Mask original são bem desagradáveis em relação aos jogos atuais. Obviamente que, com o passar do tempo, seus gráficos acabaram ficando ultrapassados. Os gráficos definitivamente não são o principal aspecto de um Zelda, porém eles podem influenciar muito para os jogadores acostumados com gráficos modernos. O Remake pode renovar esses novos gráficos, assim como fizeram em Ocarina of Time 3D, e ser mais aceito pela nova geração, que está acostumada com gráficos muitos superiores ao original.

Disponibilidade Maior e Atualizações - Majora's Mask ainda é, relativamente, um jogo de fácil acesso. Ele pode ser comprado pelo Virtual Console do Wii por 1000 pontos, equivalente a apenas 40 reais. Porém essa versão é muito travada, com vários erros de processamento. Com um Remake de Majora's Mask, o clássico teria uma disponibilidade ainda maior, principalmente para a nova geração. Os produtores também poderiam aproveitar e melhorar o save system, que irritou muitos jogadores. Além dos vários bugs encontrados pelo jogo serem concertados, a capacidade gráfica e a velocidade de processamento poderiam melhorar drasticamente.


Remake de A Link to the Past



A Link to the Past também é um ótimo jogo que merece seu Remake. Mesmo eu sendo a favor do Remake de Majora's Mask, eu acho que os fãs se esquecerem de A Link to the Past recentemente. Porém, eu tenho vários argumentos contra o seu Remake.

Não há Demanda - Diferente de um Remake de Majora's Mask, não há uma grande demanda de fãs para o Remake de A Link to the Past. Como eu já disse, isso é um dos fatores menos importantes na criação de um jogo, mas, nesse caso, importa alguma coisa.

Gráficos Agradáveis - A Link to the Past não precisa de melhores gráficos, porque, basicamente, é um jogo 2D. É claro que os seus gráficos podem ser muito melhorados, mas isso não mudaria muita coisa devido ao aspecto 2D.

É um Zelda Completo - A Link to the Past é um jogo praticamente completo, diferente de Majora's Mask. Majora's Mask tem poucos dungeons, já A Link to the Past tem dungeons suficientes para um Zelda. Por isso, ele não precisa de mais conteúdo como Majora's Mask precisa.

Já teve um "Remake" - Ambos já tiveram portes, e ambos estão disponíveis no Virtual Console do Wii. Porém, A Link to the Past foi relançado para o Game Boy Advance, junto com Four Swords, em 2002. Um relançamento é diferente de um porte. Um relançamento inclui conteúdo extra, alguns erros concertados, gráficos levemente melhorados, etc. O relançamento de A Link to the Past no GBA teve um dungeon opcional adicionado, e alguns erros consertados. É claro que não é um Remake, mas é algo parecido.

Então, A Link to the Past se tornou mais "consertado" que Majora's Mask com o seu porte para o GBA. Agora está na vez de Majora's Mask ter seus vários glitches consertados e conteúdo adicionado para completar os dungeons do jogo.


Sequência de A Link to the Past



Finalmente, vamos falar de um Novo Zelda. Diferente das outras duas opções, um novo jogo relacionado a A Link to the Past significa um novo Zelda - novos dungeons, uma nova estória, novos personagens, e tudo mais. Provavelmente, essa é a decisão que a Nintendo vai tomar.

Porém, eu ainda tenho uma preferência maior para que um Remake de Majora's Mask venha primeiro. Eu já apresentei todos os meus motivos para a criação do Remake, mas, em relação a qual deve chegar primeiro, eu tenho um argumento especifico:

Skyward Sword foi lançado no final do ano passado, e a Nintendo provavelmente não irá lançar um novo título em dois anos. Então, a Grezzo poderia fazer o Remake de Majora's Mask nesse meio-tempo para deixar os fãs satisfeitos e entretidos enquanto não chega um novo Zelda feito pela própria Nintendo.


Conclusão



Eu já falei um pouco sobre esse assunto nesse post, porém, hoje eu percebo que ele não foi muito bem construído. Para esclarecer tudo, eu gostaria que a Nintendo fizesse as três opções. Isso acabaria com toda essa discussão entre os fãs, e satisfaria os três lados. Eu sempre vou querer que um novo Zelda seja feito. Porém, eu quero que a Grezzo faça um Remake de Majora's Mask enquanto a Nintendo se concentra em um Novo Zelda.

Um Remake de Majora's Mask é mais que merecido. Majora's Mask realmente precisa de todos esses ajustes e adições que eu mencionei, assim como Ocarina of Time já teve. Em qual console o Remake deve ser feito, é um assunto para um futuro artigo. Essa é a minha opinião, espero que vocês a respeitem.

Facebook - Youtube - zeldaworldblog@gmail.com

9 Comentários

  1. Gostaria de saber um E-Mail de contato com a Equipe do Zelda World, agradeço .

  2. Link says:

    zeldaworldblog@gmail.com. O Zelda Universo é um ótimo site de Zelda, parabéns!

  3. Depois de jogar o Ocarina of Time 3D realmente dá uma vontade monstra de jogar um Majora's Mask 3D... Mas eu prefiro esperar que o remake venha depois de um título realmente novo, mesmo que ele seja feito por outra empresa, como a Grezzo.

  4. Eu acho que a opinião do autor está certa, mesmo que eu não tenha tido um contato muito profundo com MM, mas eu acho que a Nintendo poderia fazer uma sequência indireta de A Link To The Past e deixar o Remake do MM com a Grezzo, lançando o Remake antes do novo Zelda, isso sim (eu acho) que satisfazeria os fãs, sobre o console, acho que um jogo multi plataforma seria bom, lançando pra Wii, WiiU e talvez PC, alguem concorda?

  5. Link says:

    Gostei da sua opinião, bem interessante. Obrigado por comentar! Porém, não concordo que um Zelda multi plataforma seja o ideal... No caso de um Remake, não teria problema algum ele ser lançado em várias plataformas, seria até melhor.

    Mas no caso de um novo jogo, realmente não seria uma boa idéia. Isso porque novos controles e novos idéias de gameplay são criadas, e quando o jogo é feito exclusivamente para uma plataforma, essas idéias são feitas especialmente com os recursos de gameplay que tal plataforma oferece. Por exemplo, imagine se Skyward Sword, um jogo feito com total uso dos controles de movimento de Wii, fosse feito para 3DS também?

    É muito pouco provável a Nintendo fazer um Zelda que também seja lançado no PC, já que a série é (ainda) exclusiva da Nintendo, ou seja, só é lançada em consoles da Nintendo.

  6. acho q A Link to the past só seria bom num remake se totalmente remodelado em 3D, isso seria realmente incrivel, mudando totalmente a experiência do jogo, Mas como vc falou, o fato de ser um jogo completo é um ponto bem negativo se em confronto com Majora's Mask, q pode criar facilmente material extra. ^^

  7. [...] Majora’s Mask vs A Link to the Past [...]

  8. [...] Hyrule Map, nosso grande parceiro, fez um artigo de resposta ao nosso artigo “Majora’s Mask vs A Link to the Past“. O resultado final ficou ótimo e a opinião do David foi muito bem colocada e argumentada [...]

  9. ganon,o destruidor says:

    pra falar a verdade eu sempre achei que falta algo em majora tipo voce espera que tenha algo depois ,tipo encontrar quem voce procura,pensem em ocarina acabando com voce pegando a master sword ainda pequeno e matando ganon.

Leave a Reply

Comente!

About

eXTReMe Tracker

Pesquisar