junho 22, 2012

O Ideal para o Zelda 3DS

3 comentários

Provavelmente não falta muito tempo para um Zelda no 3DS ser anunciado - o que talvez aconteça ainda esse ano, como pudemos ver na recente entrevista de Miyamoto. Várias dicas já foram dadas, de certa forma confirmando que o novo portátil terá um Zelda em um futuro próximo. Há uns meses, Aonuma enviou uma mensagem especial para todos os usuários de 3DS, fazendo uma possível referência ao Zelda 3DS. Depois disso, Miyamoto revelou ter interesse em um novo Zelda baseado em A Link to the Past para o 3DS. E mais recentemente, Miyamoto falou que está em dúvida se o próximo Zelda vai ser um Remake de Majora's Mask ou algo relacionado a A Link to the Past.


A Nintendo ainda não criou um Zelda feito para o 3DS, mas a série já atuou bastante no aparelho. Além de vários portes de clássicos na eShop (principalmente pelo Ambassador Program), no ano passado foi lançado o remake de um dos melhores jogos da série - Ocarina of Time 3D. O título fez bastante sucesso no portátil e mostrou como seus controles de toque e os efeitos 3D podem ser bem utilizados sem exagero. Já no final do ano passado a Opertation Moonfall foi iniciada, campanha feita por fãs para reviver Majora's Mask em 3D, e fez grande sucesso, chegando até 46000 assinaturas. O diretor Aonuma inclusive já tomou conhecimento da organização, dizendo que o remake é possível, e Miyamoto já considera essa opção para o próximo Zelda.


Mesmo com todos os fatos e dicas, apenas podemos dizer que o Zelda 3DS será um Remake de Majora's Mask, um Remake de A Link to the Past, ou uma Sequência para A Link to the Past. Felizmente, já temos certeza que será uma dessas opções. No editorial de hoje, vamos analisar os ideais para o Zelda 3DS, e vamos te mostrar o que seria melhor para o título, falando apenas de gameplay. Leia mais para ver o que esperemos do Zelda 3DS!



Observação: Esse editorial foi feito muito antes da recente entrevista com Miyamoto, mas, por alguns motivos, eu só pude publicá-lo hoje. Então, eu vou mostrar minha idéias como se o Zelda 3DS fosse um Zelda 3D, não considerando a opção dele ser um remake de ALttP. Eu tentei fazer o máximo de mudanças possível para o editorial ficar coerente com as novas informações, mas tiveram alguns assuntos que eu não consegui mudar.


Vários estilos visuais já foram utilizados nos jogos 3D da série. Twilight Princess usou um estilo bem sombrio e gráficos realistas e maduros, chegando a mostrar sangue em algumas partes do jogo. Wind Waker foi diferente, usando gráficos cel-shaded, teve um visual bem colorido e infantil. Skyward Sword misturou os dois, tendo inovadores gráficos cel-shaded impressionistas. É uma mistura entre o visual colorido de The Wind Waker, para paisagens e inimigos, e o estilo realista de Twilight Princess, para armas e personagens.


Então, dentre tantos estilos bem utilizados na série, qual seria o ideal para o Zelda 3DS? Obviamente, o visual vai ser influenciado pelo tema e atmosfera do jogo, uma coisa que não podemos discutir devido as poucas informações sobre o jogo. Mas podemos concordar que os gráficos de Skyward Sword definitivamente seriam os ideias para o 3DS. Ele foi muito bem utilizado no Wii, e poderia ser aplicado sem nenhum problema ao 3DS. Ele é simples e muito bonito. Os gráficos realistas não se encaixariam ao portátil pois ele tem muitos detalhes para uma tela pequena, o que pode atrapalhar o processamento do software e também pode ser desconfortável com o efeito 3D. Com o recente anuncimento do 3DS XL, uma versão maior do 3DS, poderemos ver os gráficos de Skyward Sword ainda melhores que anteriormente, com muito mais detalhes em sua tela gigante.




[caption id="attachment_3155" align="alignleft" width="280"] O esquema de controles de Ocarina of Time 3D deve servir de exemplo para o Zelda 3DS[/caption]

A Nintendo deve pegar o exemplo de Ocarina of Time 3D, que utilizou muito bem os controles e mostrou que é melhor esquecer a stylus em um jogo hardcore. O uso dos botões também foi muito bom no remake, e com certeza deve ser reutilizado no futuro Zelda 3DS. A stylus não deve ser necessária, mas pode ter algum bom uso opcional. Escrever nos mapas nos Zeldas de DS foi uma inovação muito boa e deve ser repetida e mais explorada. Em Oot 3D, a tela inferior do 3DS também foi bem utilizada, tornando o menu muito mais acessível, e o esquema também pode se repetir no novo Zelda. O Circle Pad Pro também é outro item que não deve ser desperdiçado, e poderia ter um uso opcional para poder movimentar a posição da câmera, que agradaria a muitos fãs. Com os efeitos 3D ligados, o giroscópio não funciona muito bem, mas o jogo poderia ter a opção de ativá-los para o uso de itens em primeira pessoa, minigames, etc.


O efeito 3D é um ponto bem importante, se não o principal, do 3DS. Porém muitos jogos do 3DS acabam exagerando em seu uso, trazendo desconforto aos jogadores. O ideal é que seu uso não seja muito exagerado no Zelda 3DS, mas que seja necessário para alguns puzzles ou minigames. Essa é uma parte bastante delicada do jogo, pois muitos fãs não irão gostar do uso do 3D, mesmo que seja para apenas alguns puzzles. Os produtores devem ser bastante cautelosos para não utilizar exageradamente o efeito, mas também para não desperdiçar esse ótimo recurso de gameplay.


Infelizmente, nós ainda não podemos falar muito sobre outros assuntos do jogo, pois quase nenhuma informação concreta sobre o Zelda 3DS foi divulgada, apenas sabemos que será um remake ou sequência. Nesse artigo nós apenas mostramos quais são as ideias de gameplay para o jogo. Em artigos futuros, quando o jogo for anunciado, se ele não for um Remake, poderemos especular e pensar em muitos outros assuntos mais profundos. Em relação aos gráficos e aos controles, é claro que a Nintendo pode (e talvez deva) criar um novo estilo grafico para a série ou um novo esquema de controles para o 3DS, mas isso só saberemos no futuro. Nesse artigo eu apenas mostrei as minhas expectativas para o Zelda 3DS, e nada mais.

3 Comentários

  1. Discordei de você quando você fala que o efeito 3D poderia ser usado no jogo para ajudar nos puzzles, mas creio que foi mais por conta de não ter imaginado direito. Acabei de perceber que seria interessante o efeito 3D nos puzzles, mas como uma forma de auxiliar em dados momentos. Ótimo artigo!

  2. Link says:

    Obrigado Tiranofarl! Eu acho que Super Mario 3D Land é um bom exemplo de um jogo que usa o 3D para alguns puzzles, mas não abusa desse inovador recurso de gameplay.

Leave a Reply

Comente!

About

eXTReMe Tracker

Pesquisar