janeiro 02, 2009

Detonado 2. Desvendando as Faron Woods

4 comentários

Bem vindo à Faron Woods

O segundo capítulo do nosso detonado vai explorar as Sealed Grounds, as Faron Woods, e a entrada para o Skyview Temple, o primeiro dungeon do jogo.

2.1 Conhecendo as Sealed Grounds

Sealed Grounds

Quando você descer, chegará nas Sealed Grounds. Depois de uma explicação de Fi, você vai retomar o controle de Link. Vá andando pelo caminho abaixo, e você vai encontrar um novo inimigo chamado Deku Baba. Tem dois tipos de Deku Baba: os que abrem a boca horizontalmente, e os que a abrem verticalmente. O truque para derrotá-lo é cortar com sua espada na direção que a boca é aberta. Você também pode dar um Shield Bash (movimente o Nunchuck para frente), uma espécie de contra-ataque, quando o Deku Baba for te atacar, assim deixando-o tonto por um tempo, permitindo você atacá-lo em qualquer direção.

Sealed Grounds

Continue seguindo o caminho e pule da plataforma para ver um cinemático. Depois disso, pule para o centro da área. Tenha cuidado ao descer, e sempre use o Sailcloth para evitar se ferir. Ande para perto do objeto estranho no centro e dê um Skyward Strike. Agora terão várias correntes de ar ascendentes que vão servir de “atalho” para subir mais rapidamente. A porta estranha lá em cima também pode ser aberta. Fi vai te ensinar o Dowsing, uma habilidade muito usada no jogo, e vai registrar Zelda como um objeto de Dowsing. Usando essa função, você pode detectar em que direção Zelda está.

Velhinha misteriosa

Agora vá para uma corrente de ar e automaticamente Link vai puxar o Sailcloth e o vento vai mandá-lo para cima. Vá até o topo da Sealed Grounds e chegue perto da grande porta. Ela se abrirá automaticamente, então entre no Templo.

Siga em frente e fale com a anciã, ou, como eu gosto de chamar, a “velhinha”. O nome dela não é revelado, e sua personagem é bem misteriosa. Depois de bastante diálogo, ela vai abrir a porta lateral e pedir para você abrir o baú próximo. Abrá-o e você vai ganhar a sua Garrafa Vazia #2 cheia de Revitalizing Potion! Essa porção serve para recuperar a Shield Gauge (A resistência do Escudo), e também recuperar um pouco da vida. Depois disso, saia pela porta lateral.

2.2 Gorko, O Goron Arqueólogo

Prossiga e verá um bando de Bokoblins, inimigos humanóides que usam espadas e outras armas para se defenderem, cercando um Goron amigável. Esses Bokoblins vermelhos vão partir para cima de você quando chegar perto. Eles vão se defender com suas pequenas espadas. O melhor jeito de matá-los é atacar em uma direção, e imediatamente atacar pelo outro lado. Eles provavelmente defenderão o primeiro ataque, mas se você for ágil o bastante, eles não conseguirão defender o segundo. Quando você conseguir acertá-lo pela primeira vez, continue golpeando continuamente até a morte. Você pode esperar o ataque do Bokoblin e contra-atacar com um Shield Bash, deixando-o vulnerável. E você também pode fingir atacar de um lado, apenas colocando a espada para esse lado, e rapidamente atacar do outro. Use essas estratégias até você finalizar todos eles.

Gorko

Depois disso, o Goron vai te agradecer. Seu nome é Gorko, e ele é um arqueologista que viaja pela superfície estudando os seus mistérios, e tenta desvendar a estória por trás da civilização. Depois de agradecer, ele irá te explicar sobre as Birds Estatues. A Goddess Sword vai ativar essa Estátua, e Gorko fala que isso também vai ativar as outras espalhadas pela terra. Todas essas estátuas podem ser usadas como Save Points, mas muitas delas (as alaranjadas) também podem ser usadas para retornar ao céu. É uma boa idéia salvar toda vez que você passar por uma desse tipo, porque isso vai ativá-las como pontos de entrada quando você retornar a essa área.

Pegando insetos

A direita da Bird Statue, você vai encontrar uns insetos na parede. Role e bata na parede, assim os insetos cairão. Passe por cima deles para pegar dois Woodland Rhino Beetles. Os insetos servem para serem trocados (mais tarde no jogo) por upgrades de poções, ou simplesmente vendê-los por rupees.

Perto da Bird Statue tem umas videiras grandes onde você pode escalar. Suba elas e entre pela porta. Empurre o grande tronco para criar uma espécie de atalho entre a Sealded Grounds e a área onde você está. Enfim, continue o seu caminho para chegar até a marca em seu mapa. Você vai chegar a um lugar onde tem um muro alto. Empurre o tronco até a parede, suba ele para chegar até a parte mais alta. Continue seguindo em frente para entrar nas Faron Woods.

2.3 Os Kikwis

Os Kikwis

Depois de Fi dar uma noção geral sobre a floresta, ande em frente e verá uma corda. Pule nela e use o Wii Mote para se balançar conforme o “ritmo” do balanço da corda. Aperte A quando estiver perto o bastante para pular e chegar ao outro lado.

Continue em frente e você vai ser “atacado” por uma espécie de bolas de espinho, os Myu, se você passar pela grama. Eles se grudam na sua perna, e assim que fazem isso, começa uma contagem regressiva para sua explosão. Para evitar sofrer algum dano, balance o Wii Mote e o Nunchuck juntos como a forma indicada quando eles se prendem em você, ou faça um Spin Attack. Eles são inimigos bem fracos, por isso não se preocupe.

Depois da “grande batalha” contra as bolas de espinho, vai ter algumas árvores pequenas bloqueando o seu caminho. Dê uma de anti-ecológico e tire elas do caminho com sua espada. Siga em frente e você vai encontrar um par de Bokoblins vermelhos na área atormentando uma planta. Estranho… Mate-os e fale com a planta para descobrir que na verdade ela é uma espécie de animal. A criatura vai se levantar e sair correndo. Fi explica que ele é um dos Kikwis, uma raça de criaturas parecidas com pingüins, que são metade planta metade animal. Tem uma tribo de Kikwis que mora na floresta. Misteriosamente, esses Kikwis estão sendo identificados como Zelda pelo Dowsing da sua espada.

Procurando

Ande mais um pouco e corra para passar por uma rampa. Continue e você vai ver o mesmo Kikwi novamente. Ele vai se esconder atrás de um cogumelo. Se você tiver problemas em achá-lo, apenas use o Dowsing. Corte o cogumelo e ele vai sair para outro cogumelo.

Quando você corta o cogumelo, ele vai soltar um “pozinho”, esporos, tecnicamente. Você pode pegá-los com uma garrafa vazia. Alguns dos cogumelos (aqueles brilhantes) nas Faron Woods vão estar soltando esporos sem você cortá-los. Quando você corta eles, eles soltam ainda mais esporos, mas esses são Glittering Spores (esporos brilhantes). Você pode jogá-los em corações soltos para torná-los em fadas. Você também pode jogar na sorte esse Glittering Spores em rupees para ver no que elas se transformam: em Rupees mais valiosas, ou Rupees menos valiosas. Os Glittering Spores podem ser usados cinco vezes antes da garrafa se esvaziar.

Machi

Continue usando o Dowsing para correr atrás do Kikwi. Ele vai se esconder atrás de outro cogumelo, e depois atrás de uma árvore. Depois de achá-lo pela terceira vez, ele vai se render. Depois de uma conversa, ele vai acabar percebendo que você não quer machucá-lo. Ele se apresenta como Machi, e menciona que ele teve contato com Zelda. Isso explica porque o Dowsing estava confundindo Machi com Zelda.

2.4 O Elder Kikwi

O nosso próximo objetivo é achar o Elder Kikwi.  Use o Dowsing e você vai ser direcionado para a direção certa. Volte para o lugar em que você entrou, e se olhar para esquerda, tem outra rampa de areia. Dessa vez tem um Deku Baba no meio dela. Antes de tentar subir, você deve empurrar alguns trocos grandes no local, assim fazendo atalhos úteis. Corra encostado a um dos cantos, assim evitando as mordidas do Deku Baba.

Octorock

Depois de subir a rampa, você vai encontrar alguns Bokoblins, como também um novo inimigo, Octorok. Esses monstros pequenos vão atirar pedras em você. Use o Shield Bash para mandá-las de volta. Se você for rápido, também pode dar uma “espadada” nele antes de se esconder.

Tem um pequeno lago com uma cachoeira. Empurre o tronco grande, e suba-o para pegar um Amber Relic na água. Esse é um tipo dos vários tipos de Tesouro. Os tesouros são itens coletáveis similares aos insetos, porém os tesouros são usados para aprimorar (upgrade) itens ou serem vendidos por rupees. O Amber Relic é o tesouro mais comum do jogo, achado em quase todo lugar.

Continue seguindo o caminho e você vai achar um tronco grande. Empurre-o para baixo, fazendo mais um atalho. Quando você o empurrá-lo, vai aparecer outro Amber Relic. Continue o caminho, e corte as árvores bloqueando o caminho. Tem uma porta bem diferente na direita, mas nós não podemos abri-la agora. Continue o seu caminho, derrotando alguns Octorocks e um Deku Baba.

Bucha

Você vai ver uma corda presa ao chão. Corte ela para soltá-la. Pule nela, pegue impulso, e chegue ao outro lado. Então você vai achar o Elder Kikwi (muito bem escondido) deitado no chão. Seu nome é Bucha, e ele te pede para achar os outros três Kikwis que estão sumidos. Fi então vai fazer dos Kikwis uma opção para Dowsing, facilitando todo o seu trabalho.

Perto de Bucha, vai ter um buraco pequeno para a árvore. Entre nele, mas antes de escalar as videiras, corte as “peras” e pegue a fada com uma garrafa vazia. Se você morrer e estiver com uma fada guardada, ela automaticamente recuperará a sua vida, e assim você não precisa passar pela tela de “Game Over”. Se você chegar perto o suficiente dela, ela automaticamente vai recuperar sua vida e sumir, por isso tome cuidado e tente pegá-la com a garrafa.

12

1º Kikwi

Escale as videiras. No outro lado você vai achar uma corda. Você vai ter que atravessá-la com bastante cuidado, se equilibrando com o Wii Mote. Tem mais daqueles Myu (as bolas de espinho) na corda. Tome cuidado, porque eles podem te fazer cair. Quando você estiver perto deles, balance o Wii Mote para frente para chacoalhar a corda e eles caírem. Se você perder o equilíbrio, Link vai cair e segurar na corda com as mãos.

Quando chegar ao outro lado, pule e verá um Bokoblin, mas esse é meio diferente. Esse é um líder Bokoblin vermelho, que tem uma vestimenta na sua cabeça. Ele usa o seu chifre para chamar outros Bokoblins e se juntar ao ataque. Você precisa matá-lo, porque se não ele vai continuar chamando reforços. Primeiro derrote o líder, para depois partir para os recrutas.

Tem um Kikwi em cima da árvore se escondendo, mas parece que ele esta “preso”. Para ele sair do galho, de uma cambalhota e bata na árvore, causando a queda do Kikwi. Seu nome é Lopsa, e ele é o primeiro dos três Kikwis.

13

2º Kikwi

Se segure na corda presa na árvore onde Lopsa estava para chegar ao outro lado. Chegue à plataforma mais alta e empurre o tronco grande. Pule e você vai ver uma grande estrutura de pedra a direita. Ela não é importante agora, então siga em frente. Você vai encontrar uns novos inimigos parecidos com corvos, chamados de Guay. Eles são bem fracos, e a única forma de atacar você é… “defecar” na sua cabeça. Se eles fizerem isso, dê um Spin Attack para se livrar do dejeto (que não causa nenhum dano).

Se referindo pelo mapa, vá para a parede do norte que tem algumas videiras na parede. Suba a rampa e pule nas videiras. Pule para as outras videiras e chegue à plataforma mais alta. Corte o gramado para achar um Kikwi se escondendo. Ele vai tentar se juntar ao resto de grama que ainda sobra, então corte todas elas para ele parar de tentar. Seu nome é Eria, o segundo Kikwi perdido. Estamos quase lá!

14

3º Kikwi e Pedaço de Coração

Pule da plataforma e siga para a direita. Você vai achar um pequeno buraco onde Link pode passar. Faça isso e derrote os Octoroks próximos. Em frente você vai achar uma rampa que leva a uma elevação. Suba ela e mate o Deku Baba. Se você olhar para o Norte do seu mapa, você vai ver um Pedaço de Coração! Atravesse a corda e pegue, é o  Pedaço de Coração #1!

Volte andando pela corda, não desça, e continue em frente. Use o Dowsing para ver que você esta bem perto do Kikwi, mas não pode vê-lo. Tem um buraco pequeno perto da árvore. Caia nele. Ande em frente e você vai encontrar o Kikwi se escondendo em um arbusto. Esse é o ultimo Kikwi, e seu nome é Oolo. Finalmente!

15

Agora você precisa voltar para Bucha. Corra e suba a elevação mais próxima (atrás de Oolo). Abra o mapa para lembrar onde Bucha está, e coloque um beacon (sinal luminoso) para facilitar. Você vai precisar usar a corda como antes para chegar onde ele esta.

Em recompensa por achar todos os Kikwis perdidos, Bucha vai ter presentear com o Slingshot (estilingue)! Clique aqui para saber mais sobre esse item. Bucha também fala que Zelda correu para as Deep Woods, na direção do Templo. Atire na “corda” pendurada na árvore para fazer ela cair. Use-a para chegar ao outro lado. Siga em frente. Você vai ver um pouco de água na direita. Um pouca para esquerda da água, tem uma passagem estreita da qual você pode atravessar.

Agora você vai voltar a área próxima a estrutura de pedra. Dê a volta nela e você vai achar outra daquelas cordas enroladas. Atire nela com o Slingshot e suba. Se balance para chegar no lugar mais alto e entrar na Deep Woods.

2.5 Atravessando a Deep Woods

16

Quando você entrar, imediatamente verá que a área está cheia de Bokoblins vermelhos, inclusive um líder. Derrote todos os eles, e continue seguindo em frente, e depois vire à esquerda. Você vai ter que atravessar uma corda, porém perto dela tem uma colméia cheia de abelhas. Atire nela com o Estilingue e corra para longe por um tempo, assim as abelhas não vão atrás de você.

Atravesse a corda e mate o Bokoblin na área. Se ele por acaso te ver e começar a atravessar a corda tentando te derrubar, balance ela com o Wii Mote para ele cair. Siga em frente e mate o Octorock. A ponte para o Templo quebrou, então temos que achar outro caminho. Vire a direita e verá uma saliência onde Link pode se segurar na parede. Faça isso e vá para a esquerda.

17

Tem outra corda para você atravessar aqui, e ela está cheia de Myus e um Bokoblin está te esperando do outro lado. Use o Estilingue para derrubar os Myus, e depois comece a atravessar. O Bokoblin vai fazer o mesmo, então balance a corda para ele cair.

Nesse lugar tem uma árvore, e bem atrás dela, tem um banco de madeira. Sente e espere um pouco para sua vida se recuperar. Você pode fazer isso em qualquer outro banco do jogo. Tem uma corda pendurada em uma árvore aqui, mas ela esta muito longe. Corra e pule, assim conseguindo alcançá-la. Chegue do outro lado e continue em frente.

Aqui você vai conhecer uma nova variação do Deku Baba: o Quadro Baba. Esse mostro tem sua cabeça dividida em quatro, ao invés de apenas duas, permitindo ele abrir a boca verticalmente e horizontalmente. Ele vai mudar a posição bem rapidamente, por isso você precisa ser bem ágil e preciso, para cortar na direção certa. Isso pode ser uma tarefa bem difícil para um começo de jogo. Se você estiver com problemas, use um Shield Bash quando ele for atacar para deixá-lo vulnerável. Assim que matá-lo, vire para trás e verá uma rampa com uma árvore no final. Vá até lá para abrir um baú com uma Rupee vermelha.

18

Continue andando e você vai achar o Gorko, o Goron amigo, te esperando. Fale com ele e o mesmo te explicará sobre os Goddess Cubes. Depois de conversar com ele, use um Skyward Strike no Goddess Cube #1. Isso vai fazer um baú do tesouro aparecer em alguma ilha flutuante em Skyloft. Esses Goddess Cubes são achados em toda a superfície.

Agora vá para a entrada do Templo. Olhe para a ponte quebrada de novo e verá o Goddess Cube #2 . Vá até ele e use um Skyward Strike para fazer mais um baú aparecer!

19

Ande até o Templo e Fi vai avisar que ele é muito perigoso, e sugere retornar à Skyloft para se preparar.  Agora você pode pegar a Bug Catching Net, para pegar alguns insetos mais facilmente, abrir os baús dos Goddess Cubes, que tem Pedaços de Corações, aprimorar o escudo, etc.

A escolha é sua: você pode prosseguir direto para o primeiro dungeon, ou pegar alguns “extras” antes. Nós vamos processeguir direto para o Dungeon, mas não se preocupe, porque depois do Dungeon nós vamos fazer todas essas sidequests no Capítulo 4. A unica coisa que nós recomendamos é voltar para o Skyloft e ir no Bazaar, para comprar algumas poções e, se você quiser, aprimorar (upgrade) o seu escudo.

Se você escolheu entrar logo no Dungeon, atire em uma pedra em forma de cristal em cima da porta para entrar Skyview Temple! Continue no Capítulo 3!

--> Capítulo 3 - Skyview Temple

Neste capítulo, você adquiriu:

  • Habilidade Dowsing
  • Garrafa Vazia #2
  • Pedaço de Coração #1
  • Slingshot
  • Goddess Cube #1
  • Goddess Cube #2

Redigido por Link.

Editado e revisado por Midna

4 Comentários

  1. juninho says:

    Capitulo 2 terminado \o/

  2. matheus says:

    Terminado :)

    Maravilha de detonado!

  3. Anônimo says:

    Ótimo tutorial parabéns!!!

  4. muito bom....to ajudando meu filho a jogar e este detonado caiu como uma luvas