janeiro 01, 2009

Detonado 1. Brincando em Skyloft

11 comentários

Skyloft

O primeiro capítulo do nosso detonado vai te mostrar o começo do jogo, onde Link se aventura em Skyloft. Você irá aprender os comandos básicos do jogo, como usar a espada, e como voar em seu pássaro, etc.

1.1. Conhecendo a Knight Academy

Carta de Zelda

Assim que você iniciar o jogo pela primeira vez, verá uma breve introdução. Após selecionar um file, e escolher o nome do herói, você verá vários cinemáticos. Aparentemente, tudo é apenas um sonho. Tem um grande mostro, e uma voz estranha falando com o personagem. Por enquanto tudo é ainda um mistério…

Seu personagem é um jovem de vida simples que está treinando para ser um cavaleiro e defender seu povo. Nesse detonado iremos chamá-lo de Link, o nome original do herói. Quando você tiver o controle de Link, a primeira coisa a fazer é abrir o armário que tem uma Rupee Azul (5). Link mora na Knight’s Academy (Academia de Cavaleiros). Abra o mapa apertando ‘+’ para ter uma noção de espaço.

Agora você pode explorar a academia se quiser, mas apenas alguns quartos podem ser abertos. Para o sul da academia você pode e deve falar com um dos professores, o Professor Owlan, que esta dentro da sala de aula. Ele te ensinará um pouco dos controles básicos do jogo. Você também deve falar com Pipit, um jovem cavaleiro, que esta fora da sala vendo o quadro de avisos. Ele lhe dará mais informações sobre a Wing Ceremony (Cerimônia da asa).

Vá para o norte, no final do corredor, até encontrar um colega tentando levantar um barril. Fledge é seu nome, o “covarde” da turma. Ele precisa levar os barris para a senhora na cozinha, mas não consegue levantá-los. Ajude-o apertando ‘A’ e andando devagar até a senhora. Isso te ensina um dos controles mais básicos e úteis do jogo: levantar um objeto.

Carregando barril por uma Rupee vermelha

Depois que você deixar o barril do lado da senhora na cozinha, volte e fale com Fledge, que te dará uma Rupee Vermelha (20). Não tente levar o outro barril para a senhora em busca de mais dinheiro, pois não receberá nada. Você também pode entrar no banheiro ao lado de Fledge. Lá Link senta no vaso (sem baixar as calças!) dá descarga, e saí do banheiro sem lavar as mãos. :D

Você pode explorar o segundo andar, mas Pipit fala que é melhor você sair da academia pelo térreo. A maioria das portas está trancada, mas você pode dar uma olhada no banheiro. Depois você acabar de explorar, desça e saia pelas “portas duplas” perto de Fledge.

Assim que você sair, terá uma boa vista de Skyloft, sua cidade natal. Siga em frente e verá uma Bird Statue (Estátua de Pássaro, como chamaremos). Essas estátuas são encontradas por todo o jogo, e permitem salvar seu progresso. Ande um pouco e você será chamado pelo Professor Horwell. Ele te ensina como usar o Z-Target, função essencial para batalhas. Ele também te ensina como correr para escalar objetos. Depois que ele acabar, segure ‘A’ para correr e escale a caixa de madeira. Suba mais uma vez, pule e fale com Horwell.

Horwell vai te pedir para pegar a gatinha do Diretor Gaebora, Mia. Corra em direção a parede para agarrar-se na madeira, como você vê na imagem abaixo.

Pegando a Mia

Vá para esquerda até cair em uma plataforma. Pule a plataforma e suba as videiras. Horwell vai falar novamente, e te ensinar como empurrar/puxar objetos. Empurre a caixa para a parede, então pule sobre ela para alcançar o teto. Ande um pouco e pegue a gata do Diretor. Agora pule do telhado e volte a falar com Horwell. Ele agradece e fala que Gaebora deve estar perto da estátua da deusa, onde você deve ir.

Gaebora

Enquanto você caminha para a estátua, vai passar por uma fruta verde no chão. São as Stamina Fruit. Elas servem apenas para recuperar totalmente (e rapidamente) a estamina de Link quando ele pegar uma. Elas são encontradas por todo lugar. Você também vai conhecer um novo personagem, Jakamar, que te ensina como salvar o jogo. Depois disso, suba a escadaria para ver um cinemático.

1.2. Ganhando a Espada

Horwell

Durante o cinemático, você vai descobrir que o Crimson de Link desapareceu. Assim que ganhar controle de Link novamente, desça a escada e fale com Jakamar. Ele vai te falar que ele viu Groose perseguindo o seu pássaro. Depois disso, fale com Horwell para dar as notícias sobre seu Loftwing.

Você também pode conversar com Karane, uma aluna que adora reclamar, que esta na saída da Knight Academy. Ela diz que Pipit talvez saiba algo sobre seu Loftwing. Entre nas portas duplas ao lado de Karane. Desça as escadas e fale com Pipit, mas ele não sabe de muita coisa. Fale também com Fledge, que parece estar escondendo alguma coisa… suspeito.

Saia da Knight Academy pelas portas duplas mais próximas, e vire à direita. O portão (anteriormente fechado) está agora aberto. Desça a escada e conheça Gully, um garotinho levado que gosta de insetos. Quando você passar por ele, Gully vai te chamar e te ensinará como rolar e precisa da sua ajuda. Segure ‘A’ para correr e balance o Nunchuk para dar uma cambalhota. Role na árvore e um Sky Stag Beetle vai sair voando dela, e Gully vai atrás dele. Pegue a rupee azul que cai da arvore e siga em frente. Se você quiser, você pode explorar Skyloft e falar com os moradores, mas o nosso objetivo atual é ir para a Praça de Skyloft, (onde tem o Light Tower) no sul do mapa.

Vá à Praça e verá Groose, Cawlin, e Strich. Groose é o “valentão” de Skyloft, o rival de Link, e tem uma queda por Zelda. Já Cawlin e Strich são apenas os capangas de Groose. Você vai ver um cinemático onde descobrimos mais sobre o que aconteceu com o Loftwing de Link. Depois disso, Zelda vai à procura de seu pássaro em Skyloft.

Groose, o valentão

Agora nós finalmente vamos pegar uma espada! Vá para o Sparring Hall, localizado no noroeste de Skyloft, ao norte da Knight Academy. Quando você chegar, verá Pipit e Fledge conversando. Fale com Pipit para descobrir que Fledge ouviu todo o plano de Groose, mas ele ameaçou Fledge se ele falasse alguma coisa. Groose planejou esconder o pássaro de Link perto da Cachoeira, no nordeste de Skyloft. O lugar vai ser marcado com um X em seu mapa. Após a conversa, entre no Sparring Hall.

Pegando a espada

Fale com Eagus, o Cavaleiro Comandante. Ele fala que se você quiser treinar, você precisa da Espada de Treino. Entre pela porta do fundo e abra um baú para ganhar a Espada de Treino. Tem cinco troncos na sala, cada um com uma indicação para cortar. Mire em cada um com o Z-Target e realize um corte na mesma direção indicada. Depois de cortar todos os cinco, Eagus vai te ensinar como fazer um Spin Attack e também o Fatal Blow. Siga as instruções, e depois tente sair do salão. Link então vai explicar a situação, e Eagus vai te permitir ficar com a Espada de Treino.

Cachoeira

Quando você sair, uma Sheikah Stone irá surgir do chão. Essas pedras mostram vídeos curtos mostrando o que você precisa saber quando você estiver preso em alguma parte do jogo. Porém, se você for acompanhar esse Detonado, as Sheikah Stones não vão ser nem um pouco úteis.

O nosso próximo destino é a Cachoeira. Se você não souber onde é, apenas abra seu mapa e siga até o X. Você pode falar com os moradores de Skyloft, mas depois nós iremos fazer isso. No caminho da cachoeira, pule umas pedras para ir para atrás dela. Link de repente vai ter uma visão de seu Crimson. Use a espada para cortar os troncos bloqueando a entrada, e entre na Waterfall Cave.

1.3. Explorando a Waterfall Cave

Waterfall Cave

Quando você entrar na caverna, os seus primeiros inimigos já vão te atacar. São os Keese. Eles são monstros parecidos com morcegos, e partem para o ataque assim que você passar por perto deles. Eles podem liberar Monster Claws, um item colecionável. Eles apenas precisam de dois golpes da Espada de Treino para serem derrotados. Quando seus olhos ficarem vermelhos, dê um sidestep (Z+A movendo para o lado) para esquivar de sua investida.

Ande um pouco mais e você vai encontrar um Green Chuchu (Chuchu Verde). Essas criaturas gelatinosas vão tentar se agarrar em sua perna e sugar sua vida. Esse tipo fraco de chuchu precisa apenas de um golpe para morrer.Quando morre, às vezes solta o Jelly Blob, outra substância que você coleta para usar mais tarde no jogo.

A direita de onde você matou o chuchu tem uma cerca, que no final está quebrada. Pule por essa parte para chegar do outro lado. Abra o baú para ganhar uma rupee vermelha.

Dentro da Cave

Pule da plataforma para descer e verá uma pequena rampa. Corra para subi-la. No canto do lado esquerdo tem algumas videiras para você subir. Suba-as para achar outro baú com uma rupee vermelha.

Desça e continua seguindo em frente na caverna. Você vai chegar até uma parede grande que você precisa correr para pegar impulso e subir. Derrote os inimigos e vire para a direita para achar um gramado que você pode cortar. Tem um buraco pequeno onde Link pode agachar e pegar duas rupees vermelhas. Pronto, agora não tem mais nada para fazer nessa caverna. Encontre a saída e dê o fora.

Salve na Bird Statue e depois desça a rampa. Zelda vai te ver e falar com você. Continue descendo a rampa para achar o seu Loftwing. Tem quatro cordas sustentando os pedaços de madeira. Corte as cordas na direção correta para derrubar as grandes toras e soltar o pássaro.

Achando o Loftwing

Depois de um cinemático, Link vai pular da beirada. Aperte a seta para baixo no direcional D-pad para chamar seu Loftwing. Você vai passar por um rápido tutorial de voo. Mova o seu Wii Mote para a direita e esquerda para seu pássaro voar nessas direções. Balance o Wii Mote para ganhar altitude. Quando você estiver no alto, incline o controle para pegar velocidade. Aperte ‘A’ para pegar muita velocidade por um curto período de tempo, uma espécie de boost, mas você somente pode fazer isso três vezes seguidas. Para você poder dar um boost novamente, espere um pouco para o pássaro recuperar. Você também pode apertar B para usar uma espécie de freio. Faça o tutorial e o jogo vai te oferecer salvar o progresso.

1.4. Vencendo a Wing Ceremony

Wing Ceremony

Durante a breve explicação da competição, descobrimos que o prêmio da competição é o Sailcloth, um item usado como um paraquedas, feito pela própria Zelda. Depois de um pouco mais de instruções, esteja preparado porque a Wing Ceremony vai começar!

Uma pequena estatueta esta amarrada no Loftwing dourado, e ele vai sair voando pelo céu. Para vencer a competição, você precisa voar em seu Crimson, chegar até o Loftwing dourado, e pegar a estatueta.

Os quatro competidores, Groose, Cawlin, Strich e Link, começam ao mesmo tempo, então pule rapidamente da beira e chame seu pássaro. Ao invés de fazer como os outros competidores e seguir diretamente o Loftwing amarelo, balance o Wii Mote para ganhar altitude, sempre de olho no Loftwing amarelo. Fique na maior altitude possível e incline o Wii Mote para baixo para ganhar bastante velocidade. Outra boa estratégia é tentar prever os movimentos do Loftwing. Fique olhando atentamente o movimento do Loftwing amarelo, e quando você perceber que ele vai fazer uma curva, corte o caminho para chegar até ele.

Wing Ceremony

Quando você estiver perto o bastante do Loftwing amarelo, o botão ‘A’ vai aparecer na tela para você pegar a estatueta. Quando fizer isso, Groose vai chegar por cima e te atacar, baixando a sua velocidade. Desse ponto em diante, Strich vai ficar jogando ovos em você, então tente desviar sempre que possível. Você vai precisar repetir o processo e pegar a estatueta novamente.

Não existem outras boas estratégias, e a competição pode ser bem frustrante no começo para aqueles que ainda não se adaptaram aos controles de voo. Apenas tente várias vezes, vôe até o pássaro amarelo, e pegue de uma vez essa estatueta.

Vencendo

Depois de um cinemático no topo da Estátua da Deusa, Zelda vai te presentear com o Sailcloth. Isso vai te permitir pular de lugares muito altos e fazer uma aterrissagem segura. Pule da plataforma e tente não mover o Wii Mote muito. Você precisa pousar bem no circulo central. Quando você estiver perto do chão, aperte B para usar o Sailcloth e fazer um pouso seguro.

1.5. Seguindo a Garota Misteriosa

Mistérios da noite

Durante o longo cinemático, você vai ganhar controle de Link em seu quarto. Saia do quarto para ver uma personagem feminina bem estranha perto das escadas. Siga ela até o segundo andar depois para fora. Subas as escadas, e siga um caminho alternativo para a estátua da deusa, já que o portão principal esta fechado.

No caminho você vai achar uma gatinha, chamado Remlit, da mesma raça que a Mia (a gata do diretor). Porém, a noite, esses gatinhos inocentes ficam com aspecto mais maligno, e atacam qualquer um que passar por perto. Ataque várias vezes até ele se afastar. Ele não morre, e se você jogá-lo para fora, eles voltam voando.

Inimigos

Continue seguindo a “garota” até chegar a duas rampas. Você pode descer a rampa inferior para abrir um baú com uma rupee vermelha. Depois disso, suba a rampa superior e se segure na saliência, e vá até o outro lado.

Continue seguindo ela, e você vai ter que acabar com uns Keeses. Corra para passar pela rampa. Depois de subir a rampa, vai aparecer um Chuchu um pouco diferente. Esse é um pouco maior, e vai se dividir em dois. Quando eles se dividirem, mate uma parte antes delas se juntarem novamente.

Caça

Pule na elevação e depois nas videiras. Escale as videiras e vá para perto da estátua. Você vai automaticamente ir para frente da estatua, onde a garota misteriosa vai abrir uma porta secreta. Siga ela para dentro da estatua.

1.6. Goddess Sword - A Espada da Deusa

Vai ter um longo cinemático onde nós descobrimos que o nome dessa “garota” é Fi e muito mais segredos sobre quem ela é. Depois que o cinemático terminar, vá para o pedestal e pegue a Goddess Sword, uma espada que faz mais dano que a Espada de Treino. Você precisa levantá-la usando o Wii Mote.

A espada

Gaebora vai se juntar a você, e o longo cinemático continua. No final, Fi vai dar a Link a Emerald Table, e também vai te ensinar o Skyward Strike. Simplesmente aponte o Wii Mote totalmente para cima, deixe a espada carregar, e ataque para soltar o “raio”. Vá para o altar e dê um Skyward Strike para levantar uma estátua do chão. Examine-a e Link vai colocar a Emerald Table nela. Isso vai criar um raio de luz verde nas nuvens do céu e permitir você descer até a superfície.

De volta a Knight Academy, Gaebora vai dar a Link o clássico uniforme verde. Depois da conversa, saia do quarto e você irá falar com Fledge. Ele te dará o Adventure Pouch, que permite Link guardar alguns itens e equipamentos dentro. No começo você apenas vai poder guardar quatro objetos, mas eventualmente você poderá aprimorá-lo. Segure “-” para abri-lo.

A partir de agora você esta livre para explorar quase toda a Knight Academy, então entre nos quartos se estiver interessado. Depois disso, saia pelas portas duplas no primeiro andar para ir lá fora. Fale com o Owlan para ganhar o Wooden Shield (Escudo de Madeira). Esse é o escudo mais fraco de todos e também é inflamável. Nós poderemos aprimorá-lo no Bazaar mais tarde no jogo, como também comprar outros escudos, então não se preocupe.

Presentes

Se você quiser algum treinamento com o escudo, fale com Eagus no Sparring Hall e ele vai te ensinar os básicos. Depois disso, corra de volta para a Academia e vá para o sul. Fi vai aparecer e te informar que você deve pegar um escudo e algumas porções. Nós já temos o escudo, então só faltam as poções. Então a nossa próxima parada é o Bazar. Fi também fala que você pode mudar a interface da tela, removendo os ícones que aparecem, como os controles, etc. A escolha é sua, mas a opção padrão é ideal para os iniciantes.

Desça a escadaria e suba uns degraus a esquerda. Entre em um edifício parecido com uma tenda gigante no centro da ilha, o famoso Bazaar. Tem muita coisa aí dentro, então é melhor explorar uma de cada vez.

1.7. A primeira garrafa

A única pessoa que você definitivamente precisa falar é a dona do Potion Shop, Luv. O Potion Shop fica perto da entrada do norte. Fale com ela um pouco e ela vai te dar a Garrafa Vazia #1! Compre uma Health Potion (Poção Vermelha), porque você provavelmente vai precisar dela. A Health Potion serve para restaurar a sua vida. Depois de conhecer todos os vendedores bem carismáticos, saia do mercado.

Primeira Garrafa

Agora que estamos completamente equipados e prontos para sair, é hora de visitarmos a superfície. Corra para qualquer plataforma de madeira nas beiradas e pule delas. Chame seu Loftwing e você já deve estar voando no céu.

O nosso próximo destino é aquele raio verde vindo da terra. Voe até lá e aperte o direcional do D-Pad para baixo, ou chegue bem perto do buraco para ele pular do pássaro automaticamente.

Superfície

E isso tudo conclui o Capitulo 1 – Brincando em Skyloft. Continue acompanhando o Detonado no Capítulo 2, onde entraremos nas Sealed Grounds!

Nesse capítulo você adquiriu:

  • Sailcloth 
  • Emerald Table
  • Goddess Sword
  • Adventure Pouch
  • Escudo de Madeira  
  • Garrafa #1

→ Capítulo 2 – Desvendando as Faron Woods

Redigido por Link

11 Comentários

  1. juninho says:

    Perfeito o detonado parabens!!!

  2. matheus says:

    Maravilha, estou emulando no PC e até agora tudo certinho ;)

  3. Otimo detonado, começando a jogar hoje, e adorando (sentindo falta apenas da Midna, hahahahaha) Twlight Princess foi um puta de um Zelda pra mim \o/

  4. Midna says:

    obrigada!

    eu nao consigo zerar o TP, não gostei muito.

  5. Sério, TW pra mim é tão sombrio, estranho, aquele mundão vasto pra explorar, uma OST muito superior, o melhor Zelda pra mim... deve ser por isso que curti tanto, já estou no 4º templo do SS, e estou gostando, um tanto inovador, mas bem infantil ao meu ver, e achando esquisito ser dado como o melhor Zelda depois do Ocarina of Time pelos fãs... mas é aquela coisa né, gosto e gosto, e todos são bons, cada um com o seu diferencial.

  6. Anônimo says:

    "Obrigada! Eu não consigo zerar o TP, não gostei muito" - Midna

    Pra que você colocou o seu nome de Midna aqui no blog? Ai meu Deus, é horrível ver posers no mundo , ainda mais fazendo blogs. E o seu detonado é o mais mal explicado que eu já vi. E você copiou praticamente tudo do zeldadungeon.net ! Você nunca vai chegar aos pés desse site e do zelda.com.br . Eles pagam o site porque vale a pena, todo mundo gosta. Vocês é um blogspot, não pagam nada, péssima qualidade. Passar muito mal para todos c:

  7. midna says:

    Coloquei porque eu quis, não é da sua conta.

    Não gostou do blog, é só dar alt f4

  8. Dark Link says:

    "E o seu detonado é o mais mal explicado que eu já vi. E você copiou praticamente tudo do zeldadungeon.net ! Você nunca vai chegar aos pés desse site e do zelda.com.br . Eles pagam o site porque vale a pena, todo mundo gosta. Vocês é um blogspot, não pagam nada, péssima qualidade. Passar muito mal para todos c:"

    O que falar de um cara que eu mal conheço e já considero pacas? Considero chato pacas, ignorante pacas...

    Anônimo, meu caro, não vou me rebaixar a tal ponto de lhe atacar pessoalmente e com os argumentos mais chulos que eu possa usar, coisa que, a meu ver, com certeza não fazem parte da sua educação. Pelo que parece, falta à sua personalidade um pouquinho mais de sabedoria, porque chamar de poser e mandar tomar no c*, todo mundo sabe. Educação é algo que se aprende desde pequeno e que se sua mãe não lhe ensinou. busque aprender a ser educado pois, na internet, onde se tem diversas formas de interação com diversos tipos de pessoa, se faz necessária a mínima educação com quem quer que seja. Fica a dica.

    Antes de fazer uma crítica negativa, meça suas palavras, afinal, quem é você, ó, magnânimo ser onipotente que senta atrás de uma tela e usa o anonimato para atacar pessoas e se sente no tal direito de julgar uma pessoa de poser ou não? Creio que ninguém. Ninguém seria tão baixo a ponto de usar tal argumento estúpido pra acusar alguém de poser, ó, grande manjador dos paranauês de Zelda. Porque todos devem se curvar a ti, ó, sabe-tudo Hylian, cuja personalidade magnífica e toda essa onipotência, onipresença e onisciência, não sabe conjugar um plural, né, "Vocês é"? ^^

    Meu caro, antes de encerrar, queria poder mandar que fosse à casa do baralho, tomar no cobre, cometer ato de fornicar consigo mesmo mas, creio que um sonoro "Veja todos os elogios que recebemos em qualquer capítulo" seja suficiente, ó, magnânimo!

    Ah, por ultimo e não menos importante, se "nós é" um blogspot e não pagamos nada é porque, no meio de toda nossa correria, cansaço e chateação do dia a dia reservamos um tempo pra "se" dedicar ao nosso hobby, cujo nome é "Zelda World Blog", okay? Não vou tomar o mérito do detonado, ele é todo e exclusivo da Midna, a quem eu admiro por estar muito mais "enrolada" que eu e ainda sim, manter uma frequência mais que perfeita no blog e, ainda sim, estar se esforçando ao máximo para continuar esse detonado que recebe vários elogios. Sua tentativa de atacar ao ZWB como um todo e, talvez, especialmente (Não conheço suas motivações), atacar a Midna, foi falha, meu rapaz.

    Passe bem, agradecemos como uma equipe ou, até mesmo, uma família, pelo tempo que lhe foi tomado para acessar e apreciar nosso blog e, especialmente, lhe agradecer pelo comentário. Feedback sempre é importante, não importa qual seja, desde que mantenha o nível.

    Bom dia, boa tarde ou boa noite. Dark_Link, câmbio-desligo ou, melhor ainda, #beijosrecalque :3

    Fique bem. #beijosdeluz

  9. UHEUEHEUHEUHE Adorei DarkLink :3 Liga pra esses caras , não...Eles fazem isso só pra tentar deixar vcs tristes ou irritados e fazerem parar de postar coisas no blog. Ele não sabe que é um inútil. O denotado de vocês está ótimo! Eu comecei a vê-lo esses dias...Acabei vendo os comentários e vi o que está acontecendo. Continuem esse trabalho espetacular.

    Cordiais cogumelos,

    Fezina

  10. Midna says:

    Obrigada hehehe. Eu sei que é só um crianção, algum retardado mesmo, nem tô ligando.